sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projeto de Interiores inspirador!!



O projeto da nova loja da marca de lingeries Valisere em São Paulo, é de autoria do escritório da arquiteta Patrícia Anastassiadis. O projeto de brand experience desenvolvido para os 75 anos da Valisère, marca de lingerie presente em 3 mil pontos de venda mas até então sem loja própria. O conceito da flagship store foi criado em parceria com a cenógrafa Daniela Thomas e a estilista Flávia Lafer. Generosos, os espaços são inspirados nas diferentes fases da vida da mulher e formam um percurso que leva à intimidade de fetiches e segredos.
A loja tem dimensões generosas, que permitiram a criação de uma sequência de ambientes, um para cada estilo de lingerie.
Convidada a desenvolver a flagship da Valisère - loja a ser reproduzida ou adaptada em outras unidades, estabelecendo uma identidade institucional -, Patrícia Anastassiadis considerou a imersão na marca um processo simples, já que, além de experiente nesse tipo de trabalho, ela é consumidora do produto.
A partir dessa justificativa, a arquiteta explica a intenção de explorar a percepção espacial e associar os ambientes internos a experiências ligadas à feminilidade, da transição das fases e momentos da vida, passando por segredos e fetiches mantidos na intimidade até as emoções que a lingerie representa.


A vitrine iluminada por leds ganha dinamismo com a mudança de cores. O cobogó em resina reproduz a logomarca e cria o plano que se assemelha a renda






Vista interna da fachada com a porta rosa. A luz natural ou a iluminação atravessa os cobogós e modifica constantemente
o espaço de entrada
O primeiro espaço é o estar que recepciona os clientes. Com paredes revestidas por espelhos ou tecido em capitonê rosa, ele é marcado pela logomarca refletida no piso.
A imagem vem da luz que atravessa os cobogós da fachada, uma estrutura autoportante executada em resina translúcida, posicionada atrás da vitrine. “Fizemos vários testes até que conseguíssemos chegar à solução com a resistência adequada”, detalha Patrícia.
Seguindo o percurso definido pelo assoalho com colocação do tipo espinha de peixe, um novo espaço é percebido antes mesmo que se vejam os produtos apresentados nos expositores plásticos nas paredes, substituindo as tradicionais araras.
Nessa área predominantemente branca e com desenhos retos e limpos, denominada Básica, está exposta a lingerie de uso diário. A iluminação também reflete a objetividade de um local em que não se esperam compras por impulso, mas sim motivadas pela necessidade do dia a dia.
Uma nova percepção espacial antecede a visualização dos produtos na área Playfull, que compreende linhas também funcionais, porém extrovertidas, enriquecidas por estampas, diversidade de cores e acabamentos.
Lúdico, o espaço apresenta elementos de diferentes proporções e explora plasticamente a logomarca impressa no piso e nas paredes.


Na área Básica, onde estão expostas as lingeries de uso dário, não são esperadas compras por impulso






Área Romântica, com lingeries mais delicadas. Espaço reflete a delicadeza de rendas e detalhes
A área Playfull, com lingeries mais descontraídas, brinca com a logomarca da empresa e proporções agigantadas
Avançando pelo percurso chega-se à área Romântica, setor que expõe as lingeries elaboradas com rendas e detalhes, modelos preferidos pelas noivas, por exemplo. A delicadeza das peças é traduzida pela ambientação contemporânea, que busca inspiração na arquitetura antiga francesa.
Mais alguns passos adiante e chega-se ao clímax do projeto. Com formas curvas, texturas sedutoras e tonalidades de vermelho, a área Sensual configura um espaço intimista para a exposição de lingeries que liberam o lado fetichista e erotizado. Efeitos de iluminação reforçam a dramaticidade do ambiente e valorizam o produto. Os provadores de grandes dimensões repetem a linguagem com apelo à luxúria.
O conceito da flagship da Valisère foi definido por Patrícia em parceria com a cenógrafa Daniela Thomas e a estilista Flávia Lafer, enquanto a vitrine foi desenvolvida com a consultoria do cenógrafo Edgard Octavio, que já realizou trabalhos para marcas como Chanel e Hermès. A loja foi implantada nos Jardins, na rua Oscar Freire, endereço de luxo do comércio de rua paulistano.




A área Playfull com lingeries mais descontraídas


Elementos da arquitetura francesa antiga, como o trabalho de boiserie e os espelhos bisotados, ganharam reinterpretação contemporânea






Na área Sensual, o clímax do projeto. Efeitos de iluminação, linhas curvas e o tom vermelho estimulam o erotismo
As paredes são revestidas por papel de textura aveludada
Os provadores de grandes dimensões repetem a linguagem com apelo à luxúria


Térreo
1. Estar / 2. Básica / 3. Playfull / 4. Romântica / 5. Sensual / 6. Provadores / 7. Sanitário

Mezanino
1. Entreforro / 2. Vazio do jardim interno / 3. Estoque / 4. Circulação / 5. Shaft / 6. Escritório / 7. Copa / 8. Vestiário


Texto de Adilson Melendez
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 369 Novembro de 2010


Projeto de Autoria da Arquiteta Patrícia Anastassiadis se formou pela FAU/Mackenzie em 1993. No mesmo ano fundou o escritório Anastassiadis Arquitetos, que hoje tem sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro e conta com um portfólio que reúne mais de 300 projetos de arquitetura e interiores. Desde 2000 ampliou sua atuação para o mercado internacional, com projetos em Portugal, Espanha, EUA, Chile, Emirados Árabes e outros países





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