sexta-feira, 3 de junho de 2011

Singela homenagem a um de nossos mestres

Conheci um pouco do trabalho do arquiteto Sérgio Rodrigues na aula de interiores da querida Prof. Tetê. Comecei a ter uma noção da genialidade deste mestre. Tive a feliz oportunidade de conhecê-lo pessoalmente numa palestra que ministrou sobre seu trabalho na Unicemp em Curitiba, pena que não consegui chegar mais perto dele, pois haviam muitas pessoas querendo isso (claro!!). Mas, deu pra conhecer um pouco de sua personalidade fantásctica! Fiquei espantada com sua humildade em dizer que "muitos me chamam de Designer. Não sou designer, eles projetam deste de um palito de fósforo a um avião, eu só faço mobiliário." Só? Possui suas peças reconhecidas (e copiadas) no país e em vários países do mundo!



Sérgio nasceu em 1927 no Rio, se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Brasil em 1954. Trabalhou em São Paulo, Rio e Curitiba. 
Criou uma loja com fábrica própria para expor seus móveis com filial nos Eua em 1955 com o conceito de ressaltar os materiais tipicamente brasileiros. O nome da loja "Oca" refere-se à tradição indígena.




Também teve seu trabalho com estruturas de madeira para residências SR2 reconhecido.
Seu mobiliário tem inspirações indígenas, privilegiando a funcionalidade, o conforto e a robustez da madeira brasileira.
Sua peças possuem, em sua maioria, nomes de pessoas, para fazer uma homenagem à pessoas queridas, como cadeira Katita, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, entre outros.
Sua peça mais conhecida é a Poltrona Mole, projeto que ganhou 1º lugar em um concurso na Itália e tinha a intenção de "esparramar" o usuário.



Atualmente este mestre continua nos encantando com suas peças e possui algumas lojas que vendem seu mobiliário.



Esta foto, é da fachada da loja Decormade em Curitiba, que possui um espaço no seu show room destinado ao mobiliário de Sérgio.



Oportunidade feliz que tive que interagir com uma de suas peças!! O ambiente é na Casa Cor Santa Catarina de 2010 (a foto é de celular...rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário